Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Como encarar uma mulher com TPM?


Esse post é dedicado aos nosso maridos / namorados / companheiros para que entendam este momento que infelizmente temos todo o mês e não temos como fugir disso e dos sintomas.

O primeiro passo para encarar uma mulher com TPM, é entender o que é a TPM:
É o período que antecede a menstruação, onde a mulher pode sentir alguns desconfortos que caracterizam a tensão pré-menstrual, tais como: depressão, vontade de chorar, estresse, falta de sono, inchaços, agressividade, dor de cabeça e muito mais. Isso acontece, pois há uma relação íntima entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina. Zzz…
 
Na verdade existem mulheres que sofrem mais e outras que sofrem menos. Mas isso é o que elas falam, pois até hoje eu não conheci uma mulher sequer que não demonstrasse as características da TPM, principalmente a da “irritação” fácil.

O segundo passo é compreender que nós mulheres temos esse desconforto TODO O SANTO MÊS.
Mas se mesmo entendendo e compreendendo, você ainda não souber encarar uma mulher com TPM saiba que você é normal. Você é homem.

O que posso deixar como dica são as formas de suavizar esse período e conviver com elas da melhor forma possível:

Tente realizar atividades que proporcionem bem-estar e que a faça ficar feliz (mas sem ela saber que você está fazendo isso porque ela está de TPM): andar no parque, ir ao cinema, ir a um restaurante japonês, etc. Você pode até surpreender e fazer um fondue, de preferência de chocolate (nesta época  ficamos doidas por doce), para vocês dois.

Faça um passeio no shopping: sim, ela fala que quer “passear”, mas na verdade sua intenção é comprar roupas, acessórios e afins (digo isso por experiência própria!rs!). Não esqueça que isso é muito sério - de acompanhá-la durante as compras e dar opiniões sobre as suas escolhas quando ela sair do provador com aquela cara de “?”. Nós odiamos quando os homens não nos dão atenção e principalmente quando não dão opinião.

Outra coisa importante é lembrar que ficaremos por alguns dias impossibilitada de nos divertirmos em algumas ocasiões, por isso não marque uma viagem à praia, uma festa na piscina, noite do branco, festa do pijama, etc. Rs.

Por fim, não há porque encarar essa tensão com mais tensão. É só ser você mesmo com um toque de altruísmo e compreensão. ;)

Bjs em todos,


Raquel  do  Valle

Um comentário:

Amor desde infância disse...

eu ja aviso o meu mose to de tpm eu sei por q fico chorona e mt nervosa rsrsr um bjao!