Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Tradicionais e ao mesmo tempo modernas.

Tradicionais mas modernas… Clássicos porém indispensáveis! O post de hoje é sobre beleza. Sobre duas marcas tem tudo a ver com a gente e que fazem do nosso dia-a-dia, com produtos antigos, mas que são úteis, mesmo com o passar dos anos – a brasileira Granado, fundada em 1870 e a americana Kiehl’s, que nasceu em 1851.

A Granado é a botica mais antiga do Brasil. O estabelecimento ficava na rua Direita, 14/16, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, uma das mais movimentadas da época. Hoje, esta rua chama-se Primeiro de Março, onde a Granado tem uma loja, linda por sinal!

No século passado, todos os produtos eram feitos com extratos vegetais de plantas, ervas e flores brasileiras, cultivadas em um sítio em Teresópolis (RJ). Para se ter ideia da qualidade dos produtos na época, a farmácia se tornou uma das fornecedoras oficiais da Corte. Desta aproximação com a Família Imperial, nasceu a amizade com Dom Pedro II que, em 1880, conferiu à Granado o título de Farmácia Oficial da Família Real Brasileira. Chique não? Em 1903 foi criado o Polvilho Anti-séptico, produto mais antigo da marca e um dos mais vendidos até hoje!!! Sua fórmula é a mesma desde o seu lançamento, mais de 100 anos atrás.

A primeira metade do século XX foi de crescimento para a marca e em 1930, a Granado abriu sua  primeira filial, na rua Conde de Bonfim, 300, na Tijuca (RJ). De lá para cá, a marca evoluiu muito, se modernizou muito, cresceu mais ainda, mas sem perder a sua essência!

Hoje, a marca tem lojas nos bairros do Leblon (RJ) e Jardins (SP), na rua do Lavradio (RJ) e a expansão da loja da rua Primeiro de Março, além de uma linda e eficiente loja virtual (www.granado.com.br).  E sabe o que é o mais legal disso tudo? Que o preço é muito bom! Cabe em qualquer bolso! Não tem desculpa para não se cuidar!!! Minha linha favorita de produtos é a Pink, que tem um monte de coisinhas para as unhas, mãos e pés!!!

O Gel para Pernas Cansadas é MARAVILHOSO! E a Cera Nutritiva para unhas e cutículas vive em minha nécessaire! Fora o Polvilho anti-séptico, que custa menos de 5 reais e garante pés sempre lindos e cheirosos! O que mais você encontra na Granado? Difusores, gloss, sabonetes de glicerina, desodorantes e até, uma linha fofíssima para Pets!!! Dá para acreditar?

Já a Kiehl`s é mais antiga ainda! Foi  fundada em 1851, em Nova Iorque, por Jhon Kiehl, que inicialmente fabricava, manualmente, remédios homeopáticos.

A farmácia foi comprada em 1921 pelo filho de imigrante russo Irving Morse, um discípulo do fundador da empresa e formado em química pela universidade de Columbia. A toque de curiosidade, a família Morse participou no desenvolvimento da penicilina!!!! Em 1961, Aaron Morse decidiu mudar o foco da Kiehl’s, que passou a se especializar em produtos para a pele e os cabelos, não vendendo mais produtos farmacêuticos e homeopáticos. Em 1964, a marca já fazia um tremendo sucesso, com um creme anti-acne.

Em 1975 a Kiehl’s  ganhou força em todos os EUA ao começas a ser vendido na Neiman Marcus em Beverly Hills. De lá para a Barney’s de Nova York foi um pulo!  Na década de 80 foi implementado um sistema de vendas por catálogo e a Kiehl’s chegou a todas as luxuosas lojas de departamento como Bergdorf Goodman, Saks Fifth Avenue e até a Harvey Nichols na Inglaterra.

Em 2000, a marca foi comprada pela gigante francesa L’Oreal, que tratou de espalhá-la, não somente pelos Estados Unidos  como também para mais de 23 países como Canadá, Espanha, Reino Unido, França, Itália, Hong Kong, Alemanha, Suíça, Cingapura, etc. Para se ter uma idéia, a marca é a favorita das atrizes Sharon Stone, Demi Moore e Sarah Jessica Parker, que não abrem mão das fórmulas cosméticas caseiras.

A primeira loja Kiehl’s no Brasil foi inaugurada em 2008 no Shopping Iguatemi, em São Paulo.  Por aqui, fazem muito sucesso os cremes para o corpo, mãos, tônicos, xampus, condicionadores. E o que fez com que as brasileiras se apaixonassem mais ainda pela a Kiehl’s foi o conceito “experimente antes de comprar”, utilizado em todas as lojas da marca nos 30 países. Entre a lista de produtos campeões de vendas, está o bálsamo labial, que é o mais vendido do planeta!!!!!

E qual o segredo do sucesso da Kiehl’s??? Tratar o cliente como se ele fosse único! Isso porque a marca não investe um centavo em propaganda ou marketing, e suas embalagens e rótulos (que mais parecem bulas) são de plástico e bastante simples, sem frescuras, com um visual lindamente retrô – os proprietários preferem investir na produção de amostras grátis (conceito “try before you buy” ou em português “experimente antes de comprar”), distribuídas sem economia nas lojas da rede. Os produtos não são dos mais baratos, mas valem cada centavo.

E mesmo com o passar dos anos, a marca continua fiel a sua essência com produtos sem conservantes, frascos recicláveis, ingredientes biodegradáveis e sem teste em animais. Eu amo o hidratante corporal que nos EUA, custa entre 10 e 72 dólares, dependendo do tamanho da embalagem, que pode chegar a um litro (!).

http://www.granado.com.br
http://www.kiehls.com

Bjs à todos,


Raquel  do  Valle

Nenhum comentário: