Pesquisar este blog

sábado, 25 de junho de 2011

Ingo Maurer – o artista do iluminar


Nascido na Alemanha, o designer Ingo Maurer surpreende pela criatividade e beleza de suas criações. Sua carreira começou em 1960, quando ele deixou Munique – onde estudou design gráfico – e seguiu para Nova Iorque e São Francisco para trabalhar como freelancer. Em 63, voltou para a Alemanha, e fundou a M Design, uma empresa de desenvolvimento e fabricação de lâmpadas. Desde então criou mais de 150 diferentes luzes e sistemas de iluminação, projetados para desfiles de moda, edifícios públicos, monumentos e coleções particulares.


Em sua luminárias inconfundíveis utiliza materiais inesperados como papel, garrafinhas de Bacardi, “lâmpadas com asinhas”- que deram vida a famosa Birdie- e até tubos de pasta de dentes. Para Ingo, não existem limites na criação de suas obras de arte. O artista também se destaca por ter sido pioneiro no uso de LED`s orgânicos e novas tecnologias de iluminação.




Premiadíssimo, o designer assinou alguns dos artigos mais relevantes dos últimos tempos – peças que estão nos catálogos de museus estrelados como Light Structure, Little Black Nothing, YaYaHo, Los Minimalos Dos, Lucellino wall, Wo Bist Du Edison, Porca Miséria e Zettel’z.
Talento reconhecido. Olha quantos prêmios ele ganhou:


Entre seus projetos mais conhecidos estão as lâmpadas ‘aladas’ que deram origem a Birdie e a Porca Miseria!, uma lâmpada de suspensão feita com cacos de porcelana, entre outros.




Resumindo: Ingo Maurer é um artista impar que se destaca por reunir em suas obras de arte beleza, criatividade, charme e responsabilidade ambiental. Ter uma dessas em casa transforma qualquer ambiente. Aqui no Brasil os preços são altíssimos, mas as peças estão a venda em seu site: http://www.ingo-maurer.com/ Vale cada centavo!

Bjs à todos,


Raquel  do  Valle

Nenhum comentário: