Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Boca tudo e olhos nada.



Não tem cosmético mais popular que o batom! É o produto de beauté com a maior variedade de modelos, cores e marcas. Muitas referências apontam que o batom surgiu há mais de 5 mil anos A.C, no Egito. Para se ter uma ideia, na tumba da rainha Nefertiti, exposta no Museu de Berlim, foram encontrados os primeiros pigmentos vermelhos, de óxido de ferro em seus lábios. E apesar de no Egito as mulheres pintarem os lábios como parte de sua rotina, na Grécia (século II), elas só podiam desfrutar do cosmético após o casamento, já que uma lei proibia o uso antes deste período.

E eis que de repente, o batom virou o vilão entre as mulheres. Na Espanha, por volta do século VI, apenas mulheres de classe baixa utilizavam o cosmético e com o tempo, o uso tornou-se sinônimo de más intenções. Na Inglaterra, um parlamento proibiu o uso de pigmentos para tingir a boca, em 1770. Para os ingleses, as mulheres com bocas coloridas eram capazes de seduzir e manipular os homens. (Não que isso não seja verdade, né?)

Mas a grande reviravolta do batom aconteceu em Paris, em 1921, quando o produtinho mágico ganhou o formato atual, o nome em questão e virou objeto de desejo entre as mulheres mais chiques da França. E o mundo reconheceu que era impossível viver sem este cosmético em 1930, quando o batom chegou aos EUA. De lá para cá, muita coisa mudou, muita tecnologia, cores, modelos e benefícios foram agregados à este cosmético, que hoje,  hidratata os lábios, os protege contra o sol e o ressecamento, entre outras funções.

E hoje, o batom é tendência! Cada temporada de moda tem sua cor, textura ou formato que cai no gosto e nas bocas das mulheres! Neste inverno, dois estilos de maquiagem vão aparecer com força nas ruas: Boca Tudo e Olhos Nada e Boca Nada e Olhos Tudo! Sabe o que isso significa? Que você poderá se jogar nos batons que quiser!



E como o batom  é algo absolutamente democrático, preparamos um guia de compras com as marcas mais faladas do momento, com as novidades de mercado, alguns com formatos diferenciados e preços para todos os bolsos e gostos:

OS BÁSICOS


1 – Boticário – Tem uma linha ótima de batons, com uma ampla gama de cores, texturas e preços super bons! Esses da foto são da coleção Intense, que tem FPS, Vitamina E e Manteiga de Cupuaçu. Custam 11 reais.

2 – MAC – Uma das marcas mais desejadas pelas fashionistas, a marca canadense lança muitas tendências e é campeã de vendas. O batom assinado por Lady Gaga é febre entre mulheres de todo o planeta. Já o batom cor Rubi Woo foi o vermelho mais vendido do ano, tem aparência opaca e deixa você muito sensual! Nos EUA, esses batons custam 14,50 dólares cada. Já no Brasil, 71 reais (!!!!).

3 – Maybelline – Uma das minhas marcas prediletas! Porque não tem como não amar um batom que vende em qualquer farmácia e não custa mais de 20 reais! Então essa é a marca a escolher quando surgir uma nova tendência de cor. Corre na farmácia e lá estará a coleção completa por um preço arrasador!

4 – Bourjois – Você sabia que esta é a segunda marca de make up da Chanel? Pois é!  Os batons desta marca tem a mesmíssima qualidade da Maison francesa, mas para um público mais descolado e jovem! No Brasil o preço médio dos produtos varia entre 60 e 80 reais! O batom da foto, o Sweet Kiss é feito a base de óleo de magnólia, manteiga de karité pigmentos naturais e vegetais e custa 73 reais. Lá fora, por volta de 12 euros!

OS LUXOS


1 - Chanel – Não é preciso falar muito dessa marca, né? O luxo das roupas da grife também se traduzem em seus batons! Todos em embalagens lindas e ao mesmo tempo, clássicas. O grande lançamento da marca é o Rouge Coco Shine, um batom com muito brilho, fixação de 8 horas nos lábios em 18 cores espetaculares. Ele acaba de chegar ao Brasil e tem como garota propaganda, a linda francesa Vanessa Paradis. Por aqui, os batons custam por volta de 120 reais, e lá fora, 32 dólares.

2 – Clarins – É a marca número 1 na Europa em produtos de tratamento de beleza de luxo. Eles não têm a mais extensa das coleções, mas inovam muito em embalagens e em ingredientes. O batom do momento da Clarins é o Rouge Prodige, feito de extrato de algas marinhas, ceramidas, ceras e polímeros de pérola.   A coleção é composta por 20 cores e custam 97 reais cada um.  Tem ainda um produto, em edição limitada, o Rouge Prodige Barroco, que tem uma embalagem toda luxuosa, com desenhos estampados custa 120 reais. Nos EUA, 24 dólares.

3 – Guerlain – Guerlain é uma das Maisons de beleza mais clássicas do mundo e além da qualidade dos produtos, investem muito em embalagens, sempre luxuosas. O batom é quase um objeto de decoração! Os preços são altos: no Brasil custam entre 130 e 170 reais. O Rouge G tem embalagem inspirada nas bolsas dos anos 30 onde mulheres usavam para deleitar suas maquiagens como se fossem preciosas jóias. O desenho da case foi desenvolvido pelo talentoso designer de jóias, Lorenz Baumer. O preço? 170 reais!

4 – Tom Ford – o talentoso estilista americano estremeceu o mundo de beauté em 2010, quando lançou sua linha de batons. As cores lindas, a embalagem magnífica e segundo relatos, textura e fixação incríveis. Custa por volta de 45 dólares e apenas nos EUA, na Saks Fifth Avenue, Nordstrom e Bergdorf Goodman.

OS LIP DESIGN


1 – Avon – Foi a primeira marca brasileira que inovou ao trazer design ao batom. Isso porque ele não é redondinho e tem sua ponta bem diferente do resto dos produtos existentes no mercado – tem sua bala sextavada. O Ultra Color Rich Mega Impact é pontudo e segundo a marca, foi inspirado nos skylines de Nova York. Sua forma dimensional faz com que a cor fique mais vibrante nos lábios e essa fórmula é feita com pérolas que iluminam e refletem a verdadeira cor do batom. O mais bacana? Custa apenas 19 reais!

2 – Cle de Peau – Chique até não poder mais, essa é a marca de luxo do grupo Shiseido. Eles tem uma coleção de batons denominada Ultra Silky que foi inspirada em um diamantes lapidados. São 15 cores, todas feitas com uma “estrutura de Cristal” que mantém a cor inalterada nos lábios. Preço? 60 dólares lá fora. Aqui no Brasil? Nada ainda!

3 – Sisley – É uma marca que presa pelo uso de substâncias naturais vindas de plantas, verduras, frutas, ervas e flores. Este batom é pontudo, o que ajuda a desenhar o contorno dos lábios com mais precisão. Custa por volta de 190 reais no Brasil e lá fora, 30 Euros.

Espero que tenha gostado!
Bjs!!!


Raquel  do  Valle

2 comentários:

Marcelle Santos disse...

Achei muito legal essa postagem do baton ! Eu adorooo um BOCÃO VERMELHO ! Hum... nada mais sexy ! Bjs !!! :)

Raquel Silva Figueiredo Lopes do Valle disse...

Com certeza Marcelle!!!