Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Planejando a Gravidez

Amigas, após o casamento nosso próximo plano é ser MÃE. Pelo menos a maioria das mulheres querem logo formar sua própria família e para isso precisamos planejar bem para que nada dê errado. Por isso resolvi fazer este post dedicado a essa nova fase de nossas vidas.

Por exemplo, se seu ciclo menstrual começar no 1º dia do mês, é recomendado que tenha relações sexuais nos dias 10, 11, 12, 13, 14 e 15 do mês, caso QUEIRA ENGRAVIDAR. Pois a probabilidade de gravidez aumenta se o casal tiver relações sexuais diárias, nos seis dias da janela fértil.

A janela fértil é calculada levando-se em consideração o tempo que o óvulo permanece vivo (média de 12 a 24 horas), e a capacidade de fecundação dos espermatozóides, que varia entre um até cinco dias. Por isso que o período fértil começa antes mesmo da ovulação, estendendo-se até 24 horas após a liberação do óvulo.

Estudos têm demonstrado que a ovulação pode acontecer em praticamente qualquer dia do ciclo menstrual. Mas o pico de ovulações ocorreu entre o 12º e 13º dia do ciclo, com 54% das mulheres avaliadas. A duração dos ciclos variou entre 19 e 60 dias, mas a maioria das mulheres apresentou ciclos com cerca de 28 a 30 dias.

Além da data, existem alguns sinais fisiológicos que indicam a ocorrência da ovulação, dentre eles podemos citar a dor pélvica, que ocorre em algumas mulheres, o aumento da temperatura basal (temperatura do corpo em repouso absoluto) e a mudança do aspecto do muco cervical (secreção que sai na vagina).

Após a menstruação, devido aos baixos níveis de estrógeno e progesterona, o muco cervical é muito pouco ou ausente (sensação de secura). À medida que aumenta a produção de estrogênio, o conteúdo de água e sódio desse muco se eleva progressivamente, atingindo o ápice no pico da produção de estrogênio pré-ovulatório, então esse muco se torna fino, esticável ou filante, claro, abundante, mais aquoso (contém 98% de água), lembrando o aspecto de clara de ovo.

O pico do muco corresponde ao pico da secreção de estrógeno, geralmente três dias antes da ovulação. Esse tipo de muco cervical é altamente permeável aos espermatozóides, facilitando a sua ascensão ao interior do útero, sua função é proteger os espermatozóides do meio ácido vaginal e também capacitar os espermatozóides para poder haver fertilização.

Cada mulher é um ser único, por isso é importante que acompanhe seu ciclo menstrual, para calcular sua janela fértil. Para planejar ou evitar uma gravidez é importante conhecer como funciona seu ciclo menstrual. Para isso não confie na memória, anote em uma agenda e acompanhe seu ciclo mês a mês. Lembre-se: seu ciclo menstrual se inicia no 1º dia da menstruação.

Bjs à todas!!!!

Nenhum comentário: