Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Como ser mais eficiente no trabalho.

Hoje em dia o trabalho faz parte do cotidiano da maioria das pessoas. E, além de estar na moda, todo mundo deve saber como ser mais eficiente no trabalho, evitando o stress e melhorando o bem estar.
Aqui estão algumas dicas para você não só cuidar da sua saúde financeira, mas também da saúde física.

Um problema por vez

Pular de uma tarefa para outra a toda hora compromete a produtividade, porque as interrupções fazem você perder, em média, 25 minutos até se concentrar novamente. O dado é de uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, nos EUA. Resolva um problema antes de passar a outro.

Dê uma pausa

O nível de atenção de uma pessoa dura cerca de 90 minutos. Nem adianta tentar se concentrar em algo por mais que isso. O cérebro precisa de uma pausa – 10 minutos são suficientes. Tome um cafezinho, veja um vídeo no YouTube, bata um papo com os colegas, faça um alongamento. Aí, sim, volte ao trabalho.

Organize-se

A bagunça que você deixa no escritório custa caro – até 45 minutos do seu dia. É o tempo que chegamos a gastar à procura de papéis, e-mails, dados que não lembramos onde estão, de acordo com pesquisa da consultoria FranklinCovey Brasil. Organização e faxina na mesa resolvem o problema.

Agilize o lazer

Você vive nas redes sociais? Use programas como HootSuite, Yoono ou o navegador RockMelt, que juntam várias em uma só tela. Isso dispensa o abre e fecha de janelas. Checar toda hora o e-mail pessoal também atrapalha. O site AwayFind faz isso por você: avisa por Twitter ou SMS se chegar uma mensagem urgente.

Não dispense o cafezinho

Café melhora a memória, potencializa a concentração e reduz o número de erros cometidos. É a conclusão de uma pesquisa feita pela London School of Hygiene and Tropical Medicine. Só não abuse – consumo de café em excesso pode gerar problemas como dor de cabeça e insônia.

Trabalhe de casa

Trocar o escritório pelo lar pode aumentar a produtividade em até 30%, segundo a Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades. Nessa conta entram o tempo que se ganha deixando de ir ao escritório (em São Paulo o trânsito pode tirar uma boa parte do seu dia), o trabalho em horários mais flexíveis e a redução do estresse.

Faça uma auto-avaliação e reflexão. Aperfeiçoe-se e transforme o mau humorzinho de segunda-feira em bem estar e disposição!

Bjs à todos,


Raquel  do  Valle

2 comentários:

Amor desde infância disse...

gostei do post presciso me organizar mais no trabalho rsrs bjs!

Raquel Silva Figueiredo Lopes do Valle disse...

Tb adorei a dica, é sempre bom ter uma ajudinha pra nos organizarmos!