Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Trend Alert – Stand Up Padlle

Se você vai frequentar as praias mais descoladas neste verão, fique atento! Tem um novo esporte que caiu por definitivo, no gosto de quem ama o mar, o Stand Up Padlle – um tipo diferente de surf, onde o praticante fica de pé em uma prancha e rema, dentro e fora da onda.  A coisa é tão tendência, que 08/11, o vocalista do Pearl Jam, Eddie Vedder, foi visto fazendo o esporte na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro!

Mas esta não é uma modalidade muito nova não! Ela surgiu no Havaí por volta da década de 1940, na praia de Waikiki, onde “beachboys” (professores de surfe da região) usavam pranchas de madeira naval e remos para acompanhar de perto os alunos que davam os primeiros passos no surfe. No início dos anos 2000, o Stand Up Padlle se popularizou, quando um grupo de havaianos resolveu frequentar as praias do país, munidos de suas pranchas e remos, descendo ondas ou fazendo travessias.

Do Havaí, essa moda foi parar nas principais praias americanas e ganhou adeptos famosos, como a atriz Cameron Dias, Kate Hudson, Matthew McConaughey e sua esposa Camila Alves e a modelo Alessandra Ambrósio. E dos EUA para o Brasil, foi um pulo…. Essa nova “onda” veio devagarzinho, no boca a boca, e começou a ser praticada no litoral brasileiro, na base do improviso.

Hoje, o Stand Up Paddle ganhou força por aqui, com diversos professores, escolas e até campeonatos. Com um número crescente de adeptos, o Stand Up Paddle desenvolveu duas vertentes principais: a prática em ondas (mais parecida com o surfe) e a realização de travessias (que podem ser feitas no mar ou mesmo em rios, lagos e lagoas). Para praticar este esporte são necessárias pranchas de epóxi e PVC de até 11 pés – cerca de 3 metros e 35 centímetros. As pranchas são mais largas e grossas que as de surf e são usadas com um remo de fibra de carbono. Esse equipamento completo não é nada barato – pode chegar a até R$ 4 mil.
O mais legal é que o Stand Up Paddle é um super condicionador físico, que trabalha membros como abdômen, pernas, glúteos, braço, ombros e costas. Segundo a revista Boa Forma, uma hora desta modalidade queima 800 calorias!

Dicas de segurança: Nunca reme cansado (adquira resistência física aos poucos até conseguir passar horas sobre a prancha), procure iniciar a prática em locais conhecidos, de águas tranquilas e nunca sozinho (de preferência, procure um professor que possa ensinar as primeiras técnicas de maneira adequada). E principalmente, não suba na prancha caso não saiba nadar!

Aqui, o contato de um professor muito bacana, que dá aulas de Stand Up Paddle no Rio de Janeiro!

RAFAEL VELOSO:             (021) 8719-0330       HTTP://WWW.FACEBOOK.COM/SUPCLASSIC

Gostou? Clique neste site e conheça mais sobre esse esporte que vai ser a mania do versão!

http://www.paddlesurf.com.br/

Bjs!!!

Nenhum comentário: