Pesquisar este blog

sábado, 19 de janeiro de 2013

9 dicas para receber os amigos em casa.


Delimitar a área de circulação e não exagerar na decoração são princípios básicos na hora abrir o lar para festinhas.

Vai dar uma festa em casa e já fica em pânico só de pensar em montar os preparativos? Tenha calma, respire fundo e mãos à obra. Antes de sair improvisando móveis, enfeites e arranjos, lembre-se de que nada deve ser usado em exagero. “A festa deve ser repleta de harmonia e ter o clima típico de uma casa, sem falsos ambientes e decoração fora de contexto”, afirma Nina Vila, cenógrafa.

                                                                                Foto: Bruno Zanardo / Fotoarena

1ª Entenda a festa: antes de montar os preparativos, é necessário ter em mente qual será o clima do evento – formal, despojado ou casual. Após isso, faça um convite para orientar os convidados que transmita exatamente o propósito escolhido.

2ª Flores na medida certa: os arranjos espalhados pela casa devem seguir o estilo da festa. Se a decoração for moderna, o ideal é usar somente uma espécie de flor em cada arranjo. “Nos eventos casuais, é possível fazer arranjos despojados com objetos presentes na própria casa”, afirma Nina.

3ª Trilha sonora perfeita: não importa que sua paixão seja rock, o importante na hora de receber é adaptar a música ao momento. Ambientes formais pedem trilhas suaves, já os mais despojados aceitam bem o ritmo eletrônico. Mas, se quiser agradar a todos os convidados, nada melhor do que fazer um revezamento de estilos durante a festa.

4ª Posição das mesas: como as pessoas devem transitar normalmente pelos espaços, colocar mesas espalhadas nos ambientes pode deixar o evento “engessado”. A melhor saída é apostar em bancadas laterais, aparadores e até em bancos para servir de apoio. Outra possibilidade é retirar a mesa central da sala e posicionar cadeiras ou poltronas de modo a estimular a formação rodas de conversa.

5ª Invasão de convidados: eles chegam e se instalam em todos os lugares, mesmo naqueles não permitidos. Para Marcelo Bacchin, diretor de eventos, antes de planejar a capacidade de uma festa, o anfitrião deve considerar que um convidado ocupa cerca de 1 m². Na hora de delimitar o acesso, vale apostar em biombos ou até fechar os ambientes com chave.

6ª Mesa posta: o tipo da louça usada em um evento varia de acordo com o estilo empregado. Nos mais despojados, a indicação é usar talheres lisos e louça branca. O jogo americano é uma alternativa aceitável para festas informais, assim como os guardanapos coloridos ou estampados.


7ª Festa na área externa: ao permitir que os convidados circulem em áreas como o jardim, lembre-se de preparar o local com antecedência. A linha usada na decoração interna é um dos aspectos que deve ser mantido, ou seja, se o branco predominou, mantenha-o nas flores do jardim. Além disso, pendurar lanternas e espalhar almofadas e redes também ajuda a garantir descontração ao ambiente.

8ª Luz em foco: ao receber em casa, não hesite em regular as luzes dos ambientes para criar o clima ideal. “A iluminação errada pode derrubar uma festa. O bom é usar luzes indiretas de abajures, lanternas e velas na decoração. O grande erro é exagerar e deixar muitos focos no teto, distraindo a atenção das pessoas”, diz Bacchin.

9ª Ousadia nos detalhes: abusar da criatividade na hora de decorar a festa, ajuda na criação de um clima intimista e traz o estilo do anfitrião aos convidados. Uma possibilidade é espalhar fotos de momentos importantes do grupo pela casa. 

Espero que tenham gostado das dicas!

Bjinhos,

Raquel.

Nenhum comentário: